quinta-feira, 12 de abril de 2012

Naperons bordados a maquina

Ola amigas
Quase abandonei o meu cantinho! 
Outra ocupaçoes fizeram com que me afastasse um pouco...mas ca estou de volta com a promessa de ficar por perto.
Na minha ida aos Açores o ano passado, e ao visitar uma prima pediu-lhe que me mostrasse alguns dos seus trabalhos.Com uma certa modestia mas orgulhosa abriu as gavetas duma comoda antiga mostrou-me esses tesouros.

Fiquei deslumbrada ao ver esse naperon e puz-me a pensar no tempo e trabalho que deve ter dado  na era do candeeiro a petroleo, em que para o serviço render se bordava aos seroes.


Foi também no tempo onde apareceram as primeiras maquinas de bordar e os primeiros cursos.
Minuciosa e perfeccionista, minha prima Teresinha fez dessa arte o seu ganha pao, no tempo da
miséria... em que por essas maravilha se cobrava meia duzia de escudos. E foi assim que todos a conheciam na Maia pelo apelido de Bordadeira.



A notar que esses naperons eram desenhados sobre o tecido, com o famoso papel quimico, e que no final o tecido desaparecia e surgiam lindissimas folhas e flores.
Perante o meu deslumbramento, quiz me oferecer este lindissimo naperon que guardo preciosamente.




Disse-lhe que iria mostrar os seus bonitos trabalhos na net....olhou para mim com um sorriso timido, mas de quem concorda. E aqui esta a comoda, com uma linda e antiga toalha em linho bordada a recorte, como se usava no tempo da minha mae, e que eu adoro.
Obrigado prima Teresinha por me teres aberto as gavetas da comoda da tia Elvira

6 comentários:

  1. Realmente são reliquias antigas e quem as possúi,pode ter a certeza que tem um tesouro.
    Obrigada por compartilhar estas maravilhas connosco.
    Bjs Graça

    ResponderEliminar
  2. Olá Sra Esmeralda,

    Naperons muito lindos!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Esmeralda.
      Fiquei satisfeita ao passar por aqui e encontrar coisas que me fez voltar ao passado,matei saudades,continua lindo,tem sempre muito valor,obrigada pela surpresa,tua prima.

      Eliminar
    2. Ola prima,como nao assinou seu nome fico sem saber quem é, gostava que me diga.
      Beijinho

      Eliminar
    3. Imagino que tens uma ideia ,foi uma falta que tive ,sou Ermelinda.

      Eliminar
    4. De facto foi em ti que pensei!
      Obrigado pela visita.
      Esmeralda

      Eliminar